sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carta aos meus irmãos


Queridos irmãos, que tivestes a graça de conhecer o Senhor:
A paz do Senhor esteja convosco e o Seu Amor vos mantenha unidos e firmes na fé.
Escrevo-vos num momento em que os médicos me detectaram um cancro.
Quis o Senhor dar-me a alegria de poder compartilhar um pouco da Sua dor. Nem por um só momento duvidei do Seu amor por mim. No Senhor deposito toda a minha confiança.
Quando à noite no quarto ou no silêncio da igreja, ou na comunhão com os irmãos na eucaristia Lhe rezo: «Senhor, tudo podes! Se quiseres podes curar-me, mas seja feita a Tua vontade e não a minha.», sempre tive no meu coração a certeza que seja o que vier será sempre o que o Senhor pensou de melhor para mim. Se o Senhor quiser chamar-me, correrei para Ele com o meu coração a saltar de alegria. Mas se quiser que eu continue entre vós será com certeza para vos falar continuamente do Seu Amor de Pai, da Sua Palavra que liberta, do Seu caminho que é o único que nos conduz à verdadeira felicidade.
Irmãos, a todos peço que sejais testemunhas vivas e fiéis da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mais do que pedir-vos que vos perdoeis uns aos outros, eu vos digo: amai-vos assim como o Senhor desejou que o fizéssemos, assim como Ele fez para connosco para que com Ele aprendêssemos.
Quando olhardes para os nossos irmãos mais pobres, amparai-os e olhai-os como irmãos verdadeiros que são em Jesus Cristo.
Quando pedires ao Senhor «o pão-nosso» não desejeis apenas o «pão-meu», mas o pão que é nosso e que o Senhor amorosamente nos oferece para o partilharmos de modo a que ninguém passe privações.
Por isso irmãos, não fujais à responsabilidade no pagamento dos impostos, trabalhai com alegria, produzi para que todos possam viver melhor. Não vos esqueçais também de acolher os irmãos sacerdotes que colocam a sua vida ao serviço do Senhor e dos irmãos. Eles são os profetas da terra prometida.
Levantai sempre a vossa voz em defesa da justiça e sede, vós mesmos, justos uns para com os outros.
Irmãos queridos, sede caridosos nas vossas palavras. Quando não estiveres de acordo com o vosso irmão, não o ridicularizeis na praça pública mas falai-lhe na privacidade e convertei-o para o caminho do Amor e da Verdade.
Não julgueis os vossos irmãos pois só Um pode julgar: Deus Nosso Senhor que nos desejou e nos deu um mundo maravilhoso e uma infinidade de criaturas para nossa companhia e alegria.
Se vos disserem que os irmãos da comunidade ao lado não seguem o Senhor do modo que achais mais correcto, tentai descobrir em vós mesmos a imagem de Jesus Cristo e, em vez de os criticares sede para eles exemplo de vida em comunidade, tal como os irmãos apóstolos viveram nas primeiras comunidades cristãs de que nos fala a Sagrada Escritura. Assim, vendo como vos amais uns aos outros todos se converterão no Senhor.
Quando vos criticarem não vos irriteis, mas antes, agradecei humildemente as correcções e tentai descobrir em vós a razão do que vos dizem e, se for caso disso, mudai o vosso coração e as vossas atitudes pois o mal não está em errar mas, em descobrindo o erro, perseverarmos nele.
Peço-vos irmãos, falai com a vida e não só com as palavras, pois é da vida em Cristo que nascemos para uma Vida Nova no Senhor.
Rezai irmãos! Rezai unidos ao Senhor pelos nossos irmãos que ainda vivem na escuridão, pelos que trilham outros caminhos, pelos que chamam «santa» à guerra, como se alguma vez a morte de irmãos nossos, a destruição e o derramamento de sangue de inocentes fosse santificada pelo Senhor. Não os julgueis irmãos, mas rezai pela sua conversão.
Não vos caleis quando se levantarem vozes contra a vida, mesmo que essa vida ainda não tenha conhecido a luz. Ela é dom de Deus à humanidade, por ela devemos mobilizar todas as nossas forças. Que o nosso lema seja sempre em defesa da vida, da justiça, da verdade, da paz e do amor que o Senhor infundiu em nós.
Nada devemos temer irmãos pois o Senhor está sempre ao nosso lado, à nossa frente, atrás de nós. Ele está vivo em nós.
Não receeis pelo que haveis de dizer. O Espírito do Senhor vos iluminará. Em tudo na vida sede fiéis ao Senhor e a Sua paz viverá para sempre no vosso coração.
Eu continuarei a rezar por nós, irmãos, para que nos tornemos merecedores do Amor do Senhor.


Olinda Ribeiro - 2009

1 comentário:

  1. (lágrimas nos olhos)...nem tu com o teu dom de por sentimentos nas palavras e com a força e profundidade de quem és, conseguirías alguma vez por em palavras, o poema de confiança, alegria e família que és para todos os que contigo têm o prazer de crescer e aprender! Deus sabe que ainda precisamos muito de ti! Continuarás a ser riacho deste amor fontal do Pai e o sorriso mais puro que Deus colocou sobre a terra! Obrigada por este dia ser uma acção de graças pela tua vida e porque deixas sempre que Deus faça, através de ti, maravilhas nas nossas vidas...és um verdadeiro RAMO DE AMENDOEIRA...uma brisa suave que nos move e nos faz viver em plenitude! Muito Obrigada!

    ResponderEliminar